Daqui para o mundo................

Bem vindo ao meu novo blog.......

Olá! Eu sou a Sónia, e começarei, a partir de agora, a estar na vossa companhia, o que me dará imenso prazer. Desejo que a nossa convivência virtual seja profícua para ambas as partes, e que o convívio que, doravante, se estabelecerá, seja cordial e duradouro.

Espero tornar agradável e desejada a leitura desta minha nova página com assuntos que deveras me cativam. Pretendo que venha a ser um espaço aberto ao diálogo e que partilhem comigo as vossas opiniões.

Até já!!!.....

Acha que fazer contabilidade é algo complicado?

Então vou fazer-lhe outra pergunta: Como é que uma pessoa executa algo todos os dias e acha isso complicado? É isso mesmo, tenho certeza que você exerce contabilidade todo dia e nem se dá conta disso.

República, Estado Novo e democracia


A República é pouco depois instaurada, em 5 de Outubro de 1910, e o jovem rei D. Manuel II parte para o exílio em Inglaterra. Após vários anos de instabilidade política, com lutas de trabalhadores, tumultos, levantamentos, homicídios políticos e crises financeiras (problemas que a participação na I Guerra Mundial contribuiu para aprofundar), o Exército tomou o Poder, em 1926. O regime militar nomeou ministro das Finanças António de Oliveira Salazar, professor da Universidade de Coimbra, que pouco depois foi nomeado Presidente do Conselho de Ministros (1932). Ao mesmo tempo que restaurou as finanças, instituiu o Estado Novo, regime corporativo, tradicionalista e autoritário, com afinidades bem marcadas com o fascismo pelo menos até 1945. Em 1968, afastado do poder por doença, sucedeu-lhe Marcelo Caetano.
A recusa do regime em descolonizar as Províncias Ultramarinas resultou no início da guerra colonial, primeiro em Angola (1961) e em seguida na Guiné (1963) e em Moçambique (1964). Apesar das críticas de alguns dos mais antigos oficiais do Exército, entre os quais o general António de Spínola, o governo parecia determinado em continuar esta política. Com o seu livro Portugal e o Futuro, em que defendia a insustentabilidade de uma solução militar nas guerras do Ultramar, Spínola seria destituído, o que agravou o crescente mal-estar entre os jovens oficiais do Exército, os quais, no dia 25 Abril de 1974 desencadearam um golpe de estado.
Na actualidade é um dos membros da União Europeia (aderiu à então CEE em 1986) e é um dos 13 membros que integram a Zona Euro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.